Torre de Moncorvo

Forum dedicado à Vila e Concelho de Torre de Moncorvo
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Barragem do Baixo Sabor pode ser suspensa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marco
Admin
Admin
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 93
Idade : 35
Localização : Braga
Profissão : Professor
Data de inscrição : 16/04/2008

MensagemAssunto: Barragem do Baixo Sabor pode ser suspensa   Seg Dez 29 2008, 23:53



As obras da barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, podem vir a ser suspensas. O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa deu razão a uma providência cautelar interposta pela Plataforma Sabor Livre.


Esta organização, que reúne vários movimentos ambientalistas, ganha assim mais uma batalha na guerra que tem mantido contra a construção do aproveitamento hidroeléctrico. “Esperamos que conduza a uma vitória final nesta luta de longos anos”, disse, ao JN, Paula Chaínho, representante da Plataforma, pois considera que é um “erro muito grave” construir uma barragem que “destrói um importante património natural”.

Explica que foram interpostas diversas acções em tribunal, tanto a nível nacional e comunitário, para impedir a construção de uma barragem no rio Sabor, que se baseiam na “caducidade da Declaração de Impacte Ambiental (DIA)”.

Segundo Paula Chaínho, este documento, sem o qual não é possível começar os trabalhos de construção, teve uma primeira emissão com validade até 2006, que viria a ser prorrogada até 2008, caducando em 15 de Junho desse ano. Portanto, antes de 30 de Junho, data em que foi assinado o contrato para a construção da barragem.

“O secretário de Estado do Ambiente acabou por prorrogar a validade da declaração até 2009, mas do nosso ponto de vista é uma ilegalidade”, sublinha a dirigente ambientalista, porque, esclarece, “a legislação da avaliação de impacte ambiental não prevê a possibilidade de uma nova prorrogação”.

A Plataforma Sabor Livre defende que para haver uma nova DIA válida, “tem de ser feito um novo estudo de impacte ambiental e uma nova consulta pública, o que não ocorreu”.

Daí que tenha sido pedida a suspensão da eficácia da DIA existente, tendo o Tribunal Administrativo de Lisboa ordenado a suspensão das obras, em despacho emitido a 3 de Dezembro último.

A EDP não se pronuncia, para já, sobre esta matéria, mas Paula Chaínho acredita que possa vir a “interpor uma resolução fundamentada em que poderá alegar que não pode parar a obra por motivos de interesse nacional”. No entanto, continua a acreditar que há “uma ilegalidade e que a obra deve ser suspensa”.

O presidente da Câmara Municipal de Moncorvo, Aires Ferreira, ainda não reagiu à possibilidade de ver parada uma obra pela qual lutou durante vários anos.



Fonte: Eduardo Pinto in JN, 2008-12-14
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://moncorvo.forumativo.com
 
Barragem do Baixo Sabor pode ser suspensa
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ferrari Enzo - "FIORANO"
» [Loja] Medieval Revistaria
» MINICRAFT 1/144 BOEING 727-200 VASP
» Grumman Widgeon-Finalizado !
» Limitar uma mota

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Torre de Moncorvo :: Vila e Concelho de Torre de Moncorvo :: Noticias-
Ir para: